Ul

Distrito: Aveiro | Concelho: Oliveira de Azeméis | Freguesia: Ul

A aldeia de Ul estende-se ao longo de dois rios, Ul e Antuã, que se encontram no sítio da Ponte de Dois Rios e conferem ao local personalidade muito própria! Esta freguesia pertencente a Oliveira de Azeméis vive entre o presente e um passado rico em história, tradições e marcas arqueológicas. Acredita-se que este povoado era habitado por um povo pré-histórico, pois ainda aqui se encontram algumas mamoas pré-celtas. Venha percorrer a pé a diversas rotas e percursos pedestres disponíveis no local, com destaque para a Rota dos Moinhos, num percurso definido ao longo dos rios Antuã e Ul.

De visita obrigatória é o Parque Temático Molinológico, um verdadeiro "museu vivo" das estruturas da confeção do pão e de moagem de cereais, atividade com mais de 200 anos! Além de um lugar agradável este é também um espaço didático que promete encantar aos mais pequenos! Aqui é possível assistir, ao vivo, à moagem dos cereais e à confecção do tradicional pão de Ul. Depois desta descoberta, olhe em redor e aprecie a paisagem envolvente, ou descanse no parque de merendas e lazer próximo. A paisagem é também marcada pelas infraestruturas construídas ao longo do tempo, como os caminhos, as levadas para condução da água, e os açudes, alguns com quedas de água consideráveis. Se gostou tanto que lhe custa partir, saiba que neste Núcleo do Castro, o moinho da “Barroca” tem instalada uma habitação sobre o moinho permitindo receber hóspedes. No coração da aldeia, fique a conhecer outras marcas da história: diversos espigueiros, a Igreja de Santa Maria de Ul - datada de 1790, mas assente num monumento romano -, alminhas e cruzeiros.

A aldeia celebra duas festas religiosas, uma devota a Santa Maria Maior de Ul, que decorre nos dias 14 e 15 de agosto, e outra em honra de São Brás, nos dias 2 e 3 de fevereiro. O folclore e as desfolhadas são parte da cultura ainda presente na localidade. Poderá facilmente cruzar-se com um dos grupos etnográficos da aldeia, o Grupo Folclórico "As Padeirinhas de Ul" ou o Rancho Folclórico "Cravos e Rosas". A população preserva, também, tradições como o fabrico de utensílios para confecionar o pão, como canastras, masseiras, cestos, gigos, pás de forno, rodízios e mós, utilizados na moagem dos cereais nos moinhos de água que, mesmo hoje em dia, continuam a laborar. Na gastronomia, o inevitável pão de Ul, mas também a regueifa e o mel constituem as maiores iguarias e que não deve deixar de provar!

Parque Temático Molinológico
Aveiro | Oliveira de Azeméis
Núcleo Museológico do Moinho e do Pão
Aveiro | Oliveira de Azeméis
Igreja de Santa Maria
Aveiro | Oliveira de Azeméis
Capela de Adães – Ul
|
Centro de Provas Gastronómico
|
Castro de Ul
|
Berço Vidreiro - Oliveira de Azeméis
|