Codeçais

Distrito: Porto | Concelho: Felgueiras | Freguesia: Sendim

Codeçais é uma pequena aldeia com alegria para dar e vender! Situada na freguesia de Sendim, celebra a vida com danças e cantares tradicionais, principalmente na altura dos Reis, das desfolhadas e das vindimas, mas a sua festa maior é a 25 de julho, data em que presta homenagem ao padroeiro, São Tiago. Perca-se pelos caminhos deste pequeno conjunto tradicional que mantém visíveis as marcas do passado agrícola, onde se destacam um moinho, diversos espigueiros e palheiros. O granito domina a arquitetura, tradicional e dotada de evidente personalidade rural. Neste pequeno território, observe os dois tipos de casas: quintas e moradias tradicionais, as dos senhores e a dos caseiros, cada qual com características muito próprias.

A aldeia é toda ela um miradouro natural sobre o vale de Sendim e o rio, oferecendo à sua contemplação um agradável horizonte em tons de verde! Por isso mesmo, diversas habitações senhoriais possuem varandas, em granito, para apreciar o vasto horizonte e a paisagem bucólica a perder de vista... Bem perto de Codeçais situa-se a Villa Romana de Sendim (Estação Arqueológica), cujos primeiros vestígios de cerâmicas de tipografia romana e restos de muro foram descobertos em 1992, aquando da abertura dos alicerces para a construção de uma moradia. As escavações arqueológicas, realizadas a partir de 1997, atestaram a existência de uma grande villa romana com compartimentos pavimentados com mosaico de tipo geométrico, provavelmente começada a construir na segunda metade do século I d.C.

Junto às ruínas, numa casa rural restaurada do século XIX, funcionam o Centro de Interpretação e o Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Felgueiras. Aqui poderá conhecer melhor o espólio recolhido nas escavações arqueológicas: milhares de fragmentos de cerâmicas de utilização comum na cozinha e na mesa, cerâmicas de luxo, vidros, metais e moedas de bronze, potes, pratos, vasos e taças. Reponha energias com as delícias gastronómicas típicas da aldeia: carnes assadas no forno a lenha, mas também rojões e arroz de cabidela, sempre acompanhados pelo apreciado vinho verde. Nos doces, delicie-se com o pão-de-ló de Margaride, com as cavacas e as lérias.

Visita

Virtual

  • Villa Romana de Sendim
    As escavações arqueológicas, realizadas a partir de 1997, revelaram a existência de uma...

  • Villa Romana de Sendim
    Porto | Felgueiras