Início > Sobre as aldeias > Mixões da Serra

Mixões da Serra

Distrito: Braga | Concelho: Vila Verde | Freguesia: Valdreu

Santo António de Mixões da Serra é uma aldeia genuína que se situa na freguesia de Valdreu, concelho de Vila Verde. A localidade caracteriza-se pelo casario típico minhoto, em granito, com elementos ligados às atividades tradicionais agrícolas, que foi alvo de restauro. Destaca-se, ainda, um pelourinho e os espigueiros, utilizados noutros tempos para secar e armazenar os cereais.

Desvende a história da Igreja de Santo António de Mixões da Serra e suba a escadaria que o levará a um deslumbrante miradouro com a imagem de Santo António. Admire os campos verdejantes sarapintados pelos animais no pastoreio: é muito provável que veja cavalos selvagens a pastar livremente! Desfrute do espaço de lazer existente que convida à realização de agradáveis piqueniques em família e retempere energias inspirando a pureza do ar da serra!

Se gosta de aventura efetue a Rota de Mixões da Serra, um percurso cicloturístico destinado a ser percorrido em BTT (cerca de 26 quilómetros), quase todo feito por caminhos florestais. O evento principal da aldeia é a centenária Bênção dos Animais, que se realiza, em junho, no conhecido Santuário de Santo António de Mixões da Serra. Uma tradição que remonta ao século XVII e que leva milhares de pessoas a Mixões da Serra.

Fojo do Lobo
Braga | Vila Verde
Santuário de Mixões da Serra
Braga | Vila Verde
Miradouro de Sto Antonio de Mixões da Serra
|