Início > Notícias

Valorizar - mais um projecto aprovado para o reconhecimento das aldeias de Portugal

2018-02-14

Aldeias do Norte de Portugal.


Apoiados pelo programa de apoio à Valorização turística do interior, e tendo em conta um conjunto de normas restritas, queremos dar o salto na qualificação da oferta turística.


Esta é a estratégia que nos garante a competitividade destas regiões.



Porque ela existe e vale a pena conhecer, este projecto, depois de seleccionadas as aldeias que, fazendo já parte da nossa rede, passarão a designar-se "Aldeias do Norte de Portugal", terá uma forte componente tecnológica e de divulgação dos nossos paraísos escondidos.


 


Valorizar - dar valor - reconhecer - gratidão.


Teremos novidades em breve e estamos entusiasmados com as possibilidades desta iniciativa!



 


CENTER - Central Nacional do Turismo no Espaço Rural lança Novo Portal

2015-07-01

Totalmente renovado e com fácil navegação o endereço, www.center.pt, da CENTER – Central Nacional de Reservas, é dedicado à promoção e comercialização do Turismo de Habitação/Turismo em Espaço Rural da oferta da TURIHAB (Solares de Portugal e Casas no Campo) e da ATA (Aldeias de Portugal).


A arquitetura deste sítio permite realizar consultas de disponibilidade e marcação de reservas em tempo real, através do sistema CENTERNET, com pagamentos on-line. São, ainda, apresentados alguns itinerários temáticos criados, especificamente, para aumentar a comercialização direta dos empreendimentos TH/TER.


O tema “Portugal Campo e Mar” ajuda a promover as 7 Regiões de Turismo de Portugal, como destinos TH/TER e a aumentar a visibilidade das marcas Solares de Portugal, Casas no Campo e Aldeias de Portugal.


As Aldeias de Portugal propõem a descoberta e o contato com as tradições, a gastronomia e a cultura das aldeias. São alternativas de hospedagem onde é possível desfrutar de alojamento típico, de paisagens naturais e de um ambiente sereno, aliando o contato entre o homem, a natureza, a cultura e a vida cotidiana do mundo rural.


Os Solares de Portugal reúnem casas de arquitetura inconfundível; as residências antigas, as quintas e herdades e as moradias rústicas, nas quais o viajante tem a oportunidade de conviver no seio do patrimônio histórico e cultural de uma família tradicional portuguesa.


Já as Casas no Campo convidam para uma estadia em plena natureza. Mais perto da ruralidade, do encanto do agroturismo à simplicidade das casas rurais, são um produto de qualidade, que proporcionam um ambiente natural em perfeita harmonia com a rusticidade dos locais.


A Associação do Turismo de Aldeia (ATA) promove revisão das Normas de Classificação das Aldeias de Portugal

2015-06-30

Com o objetivo de conferir uma uniformidade aos núcleos rurais promovidos pela Rede Aldeias de Portugal, a Associação do Turismo de Aldeia (ATA) promoveu, nestes últimos meses, a revisão do Caderno de Normas Aldeias de Portugal. Deste trabalho, para além do novo Caderno de Normas, resultou também uma Grelha de Avaliação com critérios específicos que irão permitir uma avaliação mais criteriosa de todas as aldeias que integram e pretendam integrar no futuro esta rede.


O documento será disponibilizado, brevemente, no Portal das Aldeias de Portugal para consulta dos interessados.


O processo de avaliação dos núcleos candidatos à marca “Aldeias de Portugal” continua a cargo da Comissão de Avaliação das Aldeias de Portugal, constituída atualmente por representantes das seguintes entidades:


   • Associação do Turismo de Aldeia (ATA)


   • Comissão De Coordenação E Desenvolvimento Regional Do Norte (CCDR-N)


   • Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAP-N)


   • Turismo do Porto e Norte de Portugal, ER (TPNP)


EVENTOS

  • » Exposição de Presépios ao ar livre - Aldeias de Couce, Porto Carvoeiro e Ul
    ADRITEM | 2014-12-18
    Numa iniciativa enquadrada no projeto HFA, nas Aldeias de Couce, Porto Carvoeiro e Ul, ...
    link

  • » Representação do “Auto dos Reis Magos” - Aldeia de Figueira
    ADER-SOUSA | 2014-12-18
    Terá lugar no fim-de-semana de 10 e 11 de Janeiro de 2015, na Aldeia de Portugal de Fig...
    link